segunda-feira, 11 de junho de 2012

1 DE DEZEMBRO DE 2008


Apresentação do Recicle na SEMEXT UFF 2008


Rafael Duncan, aluno de Publicidade e Propaganda da UFF, apresentou o Recicle Idéias na Semana de Extensão, no dia 27 de novembro. Rafael é bolsista do programa O livro universitário e a comunidade, cadastrado junto à Pró-Reitoria de Extensão, e é responsável pela criação de peças ligadas ao Recicle, como folhetos, banners e até mesmo este blog!

25 DE NOVEMBRO DE 2008


Recicle Idéias na Semana de Extensão da UFF

Não perca nessa quinta-feira, dia 27, a apresentação do projeto Recicle Idéias na Semana de Extensão da UFF. A Semana de Extensão faz parte da Agenda Acadêmica da UFF e além de expor o trabalho dos bolsistas de extensão da universidade, premia os melhores projetos de cada área com o prêmio Josúe de Castro. A apresentação será feita por um bolsista da EdUFF, na quinta-feira, dia 27, às 9h, no Saguão da Biblioteca Central do Gragoatá - R. Visconde do Rio Branco, s/nº, São Domingos Niterói.

22 DE NOVEMBRO DE 2008


Vídeo do Recicle Idéias

O NUCS imagem, pertencente ao Núcleo de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, acaba de postar em seu site um vídeo sobre o programa Recicle Idéias. Na filmagem, é possível conferir a cobertura do plantio de mudas em Pinheral e uma breve entrevista com o diretor da Editora da UFF, Mauro Romero Leal Passos, que por sua vez explica como o projeto tornará a EdUFF a primeiro editora brasileira "carbono zero".

Não deixe de conferir o vídeo em

http://br.youtube.com/watch?v=P__ngCLKzaY

6 DE OUTUBRO DE 2008


Consumo racional é tema do II Encontro Interno do Recicle Idéias

Depois de terem exposto a sua visão de meio ambiente no primeiro encontro interno do programa Recicle Idéias, os funcionários da Editora da UFF assistiram ontem à um filme que mostra como o consumo desenfreado desequilibra o planeta.

O filme “A história das coisas” (disponível em http://vivixvideo.com/videos/the-story-of-stuff-a-historia-das-coisas-versao-brasileira/) mostra dados alarmantes sobre o padrão de vida americano e suas conseqüências para o meio ambiente. De acordo com o filme, 99% do que é consumido vira lixo em seis meses.


O professor Dácio Vivas e o diretor da EdUFF, Mauro Romero, ressaltaram a importância da participação dos membros da equipe no programa Recicle Idéias, dentro e fora da editora. Dácio comparou a consciência ambiental a um vírus do bem, que deve se multiplicar e se espalhar entre o maior número de pessoas possível. Mauro pediu que os funcionários atentem à quantidade de material que pode ser economizado, reutilizado e reciclado. Ele também lembrou do pioneirismo do programa entre editoras universitárias brasileiras: “Se conseguirmos dar o exemplo, o nosso esforço terá valido a pena”.

O encontro contou ainda com a participação especial da ambientalista Lourdes Brazil. Ela destacou a importância do aproveitamento de produtos em todos os setores. “Enquanto acharem que o aproveitamento de alimentos é só para a população carente, muito vai ser desperdiçado. Tem que existir uma melhor conscientização para que não aconteça tanta perda de comida e energia”.


Os funcionários participaram com opiniões e idéias para diminuição do consumo. Todos receberão uma cópia do vídeo para que possam espalhar o alerta entre amigos e familiares.

2 DE OUTUBRO DE 2008


Vídeo

Professora Tânia de Vasconcellos fala sobre a parceria com a Editora da UFF e o programa Recicle Idéias, durante seminário de extensão no campus de Santo Antônio de Pádua, em 17 de agosto de 2008.

Assita em: http://www.youtube.com/watch?v=3yfc66uySo8

22 DE SETEMBRO DE 2008


Reitor participa de plantio às margens do rio Caximbau


Leandro da Silva Campra, 15 anos, se chateia toda vez que ouve uma piada sobre a poluição do Caximbau. Outrora limpo e repleto de peixes, o rio que corta a cidade de Pinheiral, onde mora, hoje é motivo de chacota e de muita preocupação. Para tentar mudar a fama inglória do Caximbau, no dia 22 de setembro, o estudante do primeiro ano do curso técnico de Meio Ambiente do Colégio Agrícola Nilo Peçanha calçou galochas, arregaçou as mangas e participou, ao lado de outros 20 colegas, do plantio das 150 primeiras mudas do programa Recicle Idéias.

A área escolhida compreende 750m2 às margens do rio, a partir da qual se pretende iniciar a recuperação da mata ciliar, com o plantio de 16 diferentes espécies, incluindo imbaúba, ingazeiro, sangue-de-dragon, ipê-branco, pau-rei, ingá, jurema-branca e aroeira, entre outras. A ação integra a estratégia da Editora da Universidade Federal Fluminense de seqüestrar o carbono emitido na produção de seus livros por intermédio do reflorestamento de áreas degradadas, tornando-se a primeira editora carbono zero brasileira.

“A editora universitária, ao mesmo tempo que tem o compromisso de se relacionar de forma responsável com o meio ambiente, deve ser local de experimentação de novas posturas e modos de produção”, afirmou Mauro Romero Leal Passos, diretor da EdUFF. José Arimathéa Oliveira, diretor do colégio agrícola, ressaltou a importância do plantio para o currículo dos estudantes envolvidos. “Trazer para o concreto escolar uma atividade de compensação de crédito de carbono enriquece a formação dos alunos, na medida em que sai do campo da teoria e vai para a prática”.

Voluntário de peso - O plantio às margens do Caximbau contou com um voluntário de peso. Ao lado de Leandro, Priscilla, Pâmela, Ingrid, Gabriela, Talita, Fernanda Cristina, Thiago, Joyce, Raí Gabriel, Leonardo Ailton, Bárbara, Thaís, Matheus, Ana Carolina, Kelly Cristina, Rayane, Mariane, Ana Paula, Paula e Carine, o próprio reitor da Universidade Federal Fluminense participou diretamente do mutirão e incentivou os estudantes: “Nossa universidade, como um todo, se preocupa com o meio ambiente. Iniciamos esse movimento de responsabilidade socioambiental com a EdUFF, mas a tendência é de que as ações se ampliem e se fortaleçam”, declarou.



Reitor da UFF participou do plantio em Pinheiral.


Os alunos recebem aula sobre o plantio do professor José Arimathéa.

28 DE AGOSTO DE 2008


Próxima ação programada

Dia 21 de setembro, Dia da Árvore - Início do plantio de mudas em área degradada do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, em Pinheiral, no médio Vale do Rio Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário