segunda-feira, 11 de junho de 2012

22 DE AGOSTO DE 2008


Recicle vai a Pádua

Rio Pomba, em Santo Antônio de Pádua:
futura área reflorestada

Grupo de trabalho sobre o Meio Ambiente

Dias 15 e 16 de agosto, Santo Antônio de Pádua recebeu alunos e professores do interior do estado para o II Seminário de Extensão Universitária UFF da Regional Norte e Noroeste Fluminense. Participaram do evento, representantes de Miracema, Itaperuna, Itaocara, Campos dos Goytacazes e Bom Jesus do Itabapoana, além da própria Santo Antônio de Pádua. A editora também esteve por lá, para lançar o livro Reflexões sobre infância e cultura e apresentar o programa Recicle Idéias, no grupo de trabalho sobre Meio Ambiente. Do encontro com os bolsistas de iniciação científica do CNPq, surgiu a proposta de parceria entre a Editora da UFF e o programa de reposição e conservação da mata ciliar do Rio Pomba, no trecho situado em Pádua, coordenado pelos professores Célia Maria Jannuzzi e Dácio Vivas, consultor do Recicle Idéias.

2 DE JULHO DE 2008


I Encontro Interno: sensibilização para a questão ambiental

Hidrocor colorido em punho, folha em branco à frente, os funcionários da Editora da UFF partiram para a missão de representar, através do desenho, sua concepção de meio ambiente. Detalhe: cada um deveria acrescentar a sua marca em todos os desenhos a partir da idéia inicial do colega. Como resultado, a construção coletiva (que se encontra exposta na entrada da EdUFF) que reafirma a importância da participação de todos para a plena realização do programa Recicle Idéias.


A atividade acima marcou o primeiro encontro dos colaboradores do Recicle Idéias, realizado no dia 18 de junho de 2008, sob a coordenação do professor da Escola de Extensão da UFF, Dácio Vivas, consultor do programa. O encontro abordou, entre outros assuntos, a reutilização dos resíduos que produzimos diariamente para diminuir os impactos ambientais e a relação entre a Terra e o homem. Vivas reforçou a idéia de que o que se encontra em jogo é a raça humana e a sua extinção. “A Terra irá permanecer por milhões de anos, independentemente do que acontecer com os seres humanos”, afirmou.


A próxima etapa do programa consiste no diagnóstico dos resíduos da EdUFF, incluindo sua quantificação e qualificação, durante um mês. Para isso, todos os funcionários da editora receberão um questionário com instruções sobre o que fazer com os resíduos que produzem no dia-a-dia.


2 DE JUNHO DE 2008


5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia


Quem for a uma das livrarias da Editora da Universidade Federal Fluminensena próxima quinta-feira, dia 5 de junho, será convidado a “adotar” uma árvore. A iniciativa faz parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, comemorado pela EdUFF com a distribuição de mudas da Mata Atlântica e de marcadores de livro. A promoção é válida até o dia 12 de junho, Dia dos Namorados.
A editora implantou em maio o programa Recicle Idéias, de responsabilidade socioambiental, envolvendo uma série de ações ligadas à conservação do meio ambiente. Entre elas, a adoção de embalagens ecologicamente corretas, a coleta seletiva de seu lixo, o uso exclusivo de papel certificado e a inclusão de medidas de economia de recursos materiais e de energia em seus processos de trabalho. Além disso, se comprometeu a iniciar o replantio de áreas degradadas, com o objetivo de neutralizar as emissões de carbono realizadas na produção de seus livros.

O programa de redução de emissão e seqüestro de carbono será monitorado pela PRIMA, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), certificadora validada pela Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) e pelo Projeto BECE (Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais).

As livrarias da EdUFF ficam na Rua Miguel de Frias 9, anexo, em Icaraí, e na Rua Visconde do Rio Branco s/no, Campus do Gragoatá, em São Domingos, Niterói, e estarão distribuindo mudas das 10h às 18h.

Apoiam o programa Recicle Idéias:
Fundação Euclides da Cunha
Prima - Mata Atlântica e Sustentabilidade
Colégio Técnico-Agrícola Nilo Peçanha
Laboratório Horto-Viveiro da UFF
Programa Ambiental/CEG
Escola de Extensão/PROEX
Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro
Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação

Em sites, como o do Greenpeace, você pode retirar suas dúvidas sobre temas como: Amazônia, energia nuclear e transgênicos.

17 DE MAIO DE 2008


Recicle Idéias vai a Recife

A Editora da Universidade Federal Fluminense será a anfitriã da próxima reunião anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias Brasileiras (ABEU). A candidatura da EdUFF foi aclamada em assembléia, no segundo dia do encontro de 2008, que aconteceu de 14 a 16 de maio, em Recife.Participaram da ABEU 125 editoras de todo o Brasil, sendo a reunião anual um espaço privilegiado para a troca de experiências e discussão de importantes assuntos do segmento.

O diretor da EdUFF, Mauro Romero Leal Passos, apresentou aos presentes oRecicle Idéias, projeto de compromisso socioambiental em fase de implantação na editora fluminense. A iniciativa foi recebida com enorme interesse, principalmente as ações voltadas para a substituição das sacolas de plástico pelas de papel, para o seqüestro de carbono e a linha de bolsas ecológicas. “Esse é um projeto que deveria ser adotado por todas as editoras ligadas à ABEU”, sugeriu Rizete Maria de Castro Reis, diretora da Editora da Universidade Federal de Viçosa.

13 DE MAIO DE 2008


Lançamento do projeto

A Editora da UFF (EdUFF) se engaja na luta pela melhoria da qualidade ambiental e lança o projeto Recicle Idéias, que tem o objetivo principal de implementar uma série de ações que visam à neutralização das emissões de carbono provocadas na produção de seus livros. O programa vem ao encontro de trabalhos promovidos no Ano Internacional do Planeta Terra, promovido pela ONU.

Segundo o diretor da editora, professor Mauro Romero Leal Passos, outras iniciativas de conservação do meio ambiente também terão a adesão da EdUFF, que vai incluir medidas de economia de recursos materiais e de energia em seus processos de trabalho. Ações como a substituição dos sacos plásticos por embalagens recicláveis e a coleta seletiva de seu lixo já estão em implantação.

Na coletiva de lançamento, nesta segunda-feira, 12 de maio de 2008, na Livraria da UFF, Mauro Romero Leal Passos afirmou que a EdUFF já produz livros com papel reciclado há anos e que agora está ampliando esse trabalho por meio do projeto Recicle Idéias, que conta com parceria da ONG Prima, que certificará o programa implementado pela editora.


“Vamos levar o Recicle Idéias para o encontro da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), que se realizará em Recife, entre os dias 14 e 16 de maio, para que as outras editoras também possam se engajar no programa”, informou o diretor da EdUFF.

O reitor Roberto Salles reivindicou um projeto amplo de recolhimento de lixo seletivo para Niterói, afirmando que a universidade pode começar a dar o exemplo, uma vez que tem vários trabalhos voltados para o meio ambiente. “No que depender da Reitoria, pretendemos fazer um projeto-piloto para extrapolar a UFF e, quem sabe, isso possa se estender a toda a cidade de Niterói”, sugeriu.

O professor Dácio Vivas, da Escola de Extensão da PROEX, ressaltou a disposição de uma editora se empenhar em tal propósito, e com isso, “a EdUFF marca o início de uma nova gestão universitária, visando à questão ambiental”.

O diretor da Prima, Ricardo Harduin, salientou o fato de que a EdUFF será a primeira editora neutra em carbono do Brasil e que essa atitude “deve se refletir não só na UFF como um todo, mas servir de exemplo a todas as outras editoras do país”.

Também participaram do lançamento oficial do projeto Recicle Idéias o decano da UFF, professor Heitor Luiz Soares de Moura; o presidente de honra Júlio Braga, o diretor Paulo Chaffin e o consultor Fernando Guida, todos da Prima.

Na foto, o presidente da Prima, Ricardo Harduin, Mauro Romero, diretor da EdUFF, professor Roberto Salles, reitor da UFF, e Dácio Vivas, da Escola de Extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário